quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Tipos de Mediunidade



Tipos de Mediunidade 
Efeitos físicos:  Produzem fenômenos materiais como os movimentos dos corpos inertes, ruídos, etc. Podem ser divididos em médiuns facultativos e médiuns involuntários.

  • Facultativos: têm consciência do seu poder e produzem fenômenos pela própria vontade
  • Involuntários ou naturais: são os que exercem a sua influência sem querer. Não têm nenhuma consciência, e quase sempre o que acontece de "anormal" ao seu redor não parece estranho.
Sensitivos ou Impressionáveis: São  pessoas capazes de sentir a presença dos Espíritos por uma vaga impressão, uma espécie de arrepio. Esta variedade não apresenta caráter bem definido.

Audientes: São os que ouvem a voz dos Espíritos. Os médiuns Audientes podem assim conversar com os Espíritos.

Falantes: os Espíritos agem sobre os órgãos vocais, em geral o médium não tem  consciência do que diz.

Videntes: Vêem os Espíritos, em estados normais, perfeitamente acordados, Outros em estado sonambúlico,

Sonambúlico: Influenciados pelo seu próprio Espírito. É a sua alma que, nos momentos de liberdade, vê, ouve e percebe além dos limites dos sentidos.

Curadores: Possuem o dom de curar por simples toques, pelo olhar ou mesmo por um gesto, sem nenhuma medicação.

Pneupatógrafos: Os médiuns que tem aptidão para obter a escrita direta, o que não é dado a todos os médiuns escreventes. Essa faculdade é por enquanto muito rara.

Polêmicas
As polêmicas em torno da mediunidade baseiam-se, em grande parte, pelos argumentos apresentados por outras religiões também cristãs, dizendo que a Bíblia condena a prática da necromancia (essa que é diferente de mediunidade). Segundo a Bíblia, Deuteronômio 18 condena a consulta aos mortos e segundo O Livro dos Espíritos de 1857, Kardec na sua edição codificou 1018 tópicos de perguntas e respostas a esses espíritos onde se refere: Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; / 11. Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; / 12. Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti. / (...) / 14. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR teu Deus não permitiu tal coisa.



A mediunidade é um canal entre nós e a dimensão espiritual.
Ele pode ser de luz ou de sombras... Cabe ao médium iluminar esse canal com os valores mais nobres da vida, utilizando-o para a prática do bem... ... ou torná-lo em instrumento de interesses rasteiros, gerando sofrimentos para si mesmo,nesta mesma vida e em futuras reencarnações.

                         Por: Caroline Lembo

8 comentários:

yasminQ. disse...

Eu ainda não entendi o "Pneupatógrafos" :S
*A Blogueira não sabe* DD:

Carol Lembo disse...

é quando o medium não tem controle do que escreve, a escrita mecanica
intendeu?

Carol Lembo disse...

intendeu foi ótimo, kkkk entendeu?*

Bruno Faria disse...

Não Carol, errado, psicografia mecanica é diferente de Pneupatógrafos, este, é quando o médium só doa fluidos tipo ectoplasma, para que o espírito possa manipular a matéria e escrever algo sem precisar nada físico(carnal). É como a pedra de Moisés, em que Deus teria escrito diretamente, mas na verdade, foi um espírito a mando de Deus que apenas escreveu na pedra, não foi Moisés que lapidou a pedra... E na psicografia mecanica, o médium apenas doa o corpo, sem consciência do que está escrito, é um tipo de transe sem controle do médium. Mas é a mão do médium que escreve.

Carol Lembo disse...

uhn, entendi, então o lugar que eu pesquisei estava errado, KKKk e tbm, interpreitei ao q esta escrito ali, pois diz escrita direta né, então,
esta esclarecido vlw

Bruno Faria disse...

Po, a fonte dessa informação é o Livro dos Espíritos e o estudo da mediunidade com a Patricia Neves no GEAF ...

Carol Lembo disse...

eu sei, mas não estava com o livro dos espiritos na mão, e muito menos posso ir no estudo do GEAF

yasminQ. disse...

Ainda assim, ficou perfeito, tirei muitas dúvidas com essa matéria!

Postar um comentário