sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Reflexão - Quem Sou eu?

Muito se sabe sobre as coisas do mundo, sobre as propriedades da madeira, como se constitui o aço. Mas, como se constitui o nosso Eu? Quem é que pode dizer como funciona o interior dos átomos do nosso corpo? Tal como o universo, nosso interior possui uma infinidade de detalhes, de questões não descobertas ainda. Me refiro ao universo por dentro do universo. Explicando melhor: Você vê uma árvore, mas não vê a celulose por dentro dela, nem os nutrientes, nem o CO² virando oxigênio. Se não vemos nem isso, como veremos o que há dentro de cada uma dessas partes? Ou melhor, quando?
E o que dizer do pensamento? Do cérebro? Órgão que guarda tanta coisa, que reage a tudo, e tão essencial a nossa vida? Responsável por tanta coisa, e tão complexo?
Se nós sabemos tão pouco do nosso mero corpo, da nossa “vestimenta”, o que diremos sobre nosso espírito? Nosso corpo etéreo, constituído de um fluído “sem” propriedades físicas, algo ainda estranho para a ciência, para os leigos, e até mesmo incompreendido pelos estudiosos. Como algo tão sutil, tão - não encontro palavras para descrever a sutileza - pode guardar todas as recordações da nossa história desde a ignorância?  Ter em si a nossa personalidade, nossos medos, nossas habilidades?
Quem aqui pode responder com certeza, quem sou eu? Quem aqui, Alguma vez já parou pra analisar esse “Quem sou eu?”, e no fim da análise descobriu que não sabia algo de si? Olhar para fora, ver e perceber o que acontece a nossa volta, é muito fácil comparando com a dificuldade que temos de olhar para dentro.
Quantas vezes nos deparamos com alguma situação, em que já temos algum pré-conceito? E por que nós simplesmente não encaramos cada situação como única? Por que temos o hábito de comparar as situações com as que já vivemos anteriormente?
“[...]Melhor do que medir ou apontar o comportamento de alguém seria tomarmos a decisão de visualizar bem fundo nossa intimidade, e nos perguntarmos onde está tudo isso em nós[...].” 
Renovando Atitudes – Hammed
Será que todos nós teremos que passar inúmeras vezes por situações em que dizemos “eu não esperava isso de mim mesmo”
Mergulhar no universo que se chama Eu, entender o funcionamento do nosso corpo, da nossa mente, através do auto-conhecimento. Esta será uma atitude muito importante, de grande crescimento pessoal, pois não há melhor maneira de  de se encontrar com Deus, se não olhando dentro de nós mesmos.
Dúvidas e questionamentos são a origem da evolução do mundo, o que seria da gravidade se o cientista Newton, não tivesse se perguntado: “Qual é a força que atrai essa maçã para o chão?”. Tudo ao nosso redor, toda a ciência, tudo foi revelado a partir de dois fatores primordiais.
Dúvidas;
Alguém para parar para tirar as dúvidas, estudar.
 Creio que todos temos dúvidas, e acho que algumas delas são do tipo “quem eu realmente sou?” – já temos aí o 1º fator - “Como reagirei perante uma situação adversa?”, ou “o que realmente sentirei  ao me deparar com alguém estranho?”, talvez a pergunta seja “por que dessas sensações que surgem ‘do nada’?”, ou, “não sei o por que estou assim hoje”, ou,” não entendo como mudei nem o por que que mudei, apenas mudei.”
Estas perguntas podem fazer parte do nosso café da manhã. Dia-após-dia podemos conquistar nossas respostas, para isso basta aceitar um convite.

Vamos virar cientistas e estudar a gente mesmo?
Bruno  Faria

4 comentários:

Carol Lembo disse...

Nossa, isso me confundiu, fez de mim uma mera formiguinha.

Bruno Faria disse...

uashuahsuahshuas

Mas no fundo quakl é nosso verdadeiro tamanho perante o TUDO, ou a eternidade? A questão é que mesmo pequenos, podemos fazer muito.

Carol Lembo disse...

claro, sei disso, mas fiquei muito confusa em quem relmente, sou. quando li o texto, mesmo sabendo o que eu procuro ser, mas deu pra refletir muito.

yasminQ. disse...

Eu por muitas vezes, achei que 'falou, falou e não me disse nada'. Não me achei uma formiga, só um ser dotado de muitas facetas que ainda não tenho capacidade de compreender.E que eu tenho que buscar me entender. Passou a mensagem apesar do que eu disse ai em cima.:B

Postar um comentário