terça-feira, 19 de julho de 2011

Eutanásia




1. O que é exatamente a eutanásia e por que é tão polêmica?
De acordo com o dicionário Houaiss, eutanásia é o “ato de proporcionar morte sem sofrimento a um doente atingido por doença incurável que produz dores intoleráveis”.A eutanásia gera polêmica, pois não há consenso a respeito da validade da prática nem mesmo entre os médicos, porque não há acordo a respeito do que sentem e pensam os doentes em coma ou em estado vegetativo.

2. Como é realizado o procedimento?
Existem quatro tipos de eutanásia, divididos em duas categorias: a voluntária e a involuntária, e a passiva e ativa. Na eutanásia ativa, o paciente recebe uma injeção ou uma dose letal de medicamentos. A eutanásia passiva é a omissão: o paciente deixa de receber algo de que precisa para sobreviver. A diferença entre eutanásia voluntária e involuntária está na participação do paciente. Numa, ele coopera, tomando parte da decisão. Na outra, a ação é praticada sem o seu aval ou sem o seu conhecimento. Outra classificação, que cruza fins e voluntariedade, divide a eutanásia em libertadora (aquela que abrevia a dor de um doente incurável), piedosa (aplicada a pacientes terminais e em estado inconsciente) e eugênica (do tipo que os nazistas praticavam para eliminar indivíduos apsíquicos e associais).

3. A eutanásia é considerada uma prática legal no Brasil?
Não. A eutanásia não possui nenhuma menção nem no Código Penal Brasileiro, nem na Constituição Federal. Por isso, legalmente falando, o Brasil não tem nenhum caso de eutanásia - quando algo semelhante acontece, recebe o nome de homicídio ou suicídio. Mas, de acordo com a interpretação que advogados e juízes venham a desenvolver, os artigos do Código Penal podem ser empregados para fundamentar posições em relação à prática. O artigo 121 trata do homicídio qualificado, conceito que inclui a morte provocada por motivo fútil, com emprego de meios de tortura ou com recurso que “dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido”. Em todos esses casos, a pena vai de 12 a 30 anos de reclusão. O artigo 122 versa sobre o suicídio induzido, instigado ou auxiliado por terceiros.

4. Há instituições que defendam a eutanásia no Brasil?
Sim. Uma delas é oriunda da própria Igreja Católica. É a organização não-governamental (ONG) Católicas pelo Direito de Decidir (CDD), formada por militantes feministas cristãs, dissidentes das encíclicas e de outros documentos elaborados pela cúpula da igreja e ligados à Teologia da Libertação. A CDD elaborou um manifesto, questionando: “É possível afirmar a defesa da vida e condenar as pessoas a sofrer indefinidamente num leito de morte, condenando o acesso livre e consentido a uma morte digna, pelo recurso à eutanásia?”.

5 .Há países onde a eutanásia é permitida por lei?
Sim. Na Europa, continente que mais avançou na discussão, a eutanásia é hoje considerada prática legal na Holanda e na Bélgica.

Eutanásia e as Religiões

Hindus
Embora a Escritura Hindu não faça uma referência expressa à eutanásia, extrai-se de seu texto a proibição de sua realização, pois que a alma deve sustentar todos os prazeres e dores do corpo.

Católicos
A Igreja é contra a eutanásia. A campanha da fraternidade lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2008 “Escolhe, pois a vida” se dirigia contra a eutanásia, Ao tomar parte do debate levantado, o papa Bento XVI afirmou que a eutanásia seria uma “solução falsa para o sofrimento”.

Igrejas Batistas
Defendem o direito de o indivíduo tomar suas próprias decisões em relação às medidas ou tratamentos que prolongam a vida; isso deve ser fortalecido através da elaboração de instruções que deixem claro como o paciente quer ser tratado no final da vida. Condenam a eutanásia ativa como uma violação da santidade da vida.

Testemunhas de Jeová
Quando a morte é iminente e inevitável, as Escrituras não exigem que os meios extraordinários sejam utilizados para prolongar o processo do morrer. A eutanásia ativa é considerada um assassinato que viola a santidade da vida.

Reformada (Presbiteriana)
Para esta Igreja Evangélica, não é necessário prolongar a vida ou o processo do morrer de uma pessoa que está gravemente doente e que tem pouca ou nenhuma esperança de cura. Permite a não utilização ou interrupção de sistemas de suporte de vida para que o paciente tenha uma trajetória natural em direção à morte. A vida não deve ser prolongada indevidamente por meios artificiais ou medidas heróicas, mas também não deve ser diretamente abreviada.

Espíritas
Mas quem vos daria o direito de prejulgar os desígnios de Deus? Não pode ele conduzir um homem até a beira da sepultura, para em seguida retirá-lo, com o fim de fazê-lo examinar-se a si mesmo e modificar-lhe os pensamentos? (………)
Alivie os últimos sofrimentos o mais que puderdes, mas guardai-vos de abreviar a vida, mesmo que seja apenas em um minuto, porque esse minuto pode poupar muitas lágrimas no futuro.
Allan Kardec, Evangelho o Espiritismo



EUTANÁSIA: CRIME OU SOLUÇÃO?


                                                                          Por: Caroline Lembo

5 comentários:

yasminQ. disse...

CARACA. Muito legal.
Matar nunca é a solução, viemos pra pagar nossos erros, a escolha é sempre pela vida, é sempre pela evolução õ/

Carol Lembo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol Lembo disse...

vlw,=)
claro, se temos que passar pelo estado vegetativo ou ficar em coma meses ou anos, é pq precisamos, disso para evoluir, então a eutanasia é um crime, tanto que religioes totalmentes diferentes nessa parte pensam igual.

Bruno Faria disse...

Imaginem só, como um espírito que está num corpo nessas condição, pode refletir vendo seus familiares no seu leito, ou até mesmo, saber dos pensamentos daqueles que o cercaram na vida a respeito dele. Como poderia usar isso como um salto para a evolução...

Foi graças a evolução da ciência/medicina que temos estas questões em jogo. E, se antigamente não tinha por que a humanidade estava num estágio antecessor do atual. Não podemos voltar na evolução. O caminho é um só.

Carol Lembo disse...

bruno, não entendi mt bem, vc concorda com a eutanasia?
pq acho que se passamos por situações assim é pq precisamos...

Postar um comentário