quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Espirito

Significado da palavra espírito: tem sua raiz do Latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro", mas também pode estar se referindo a "alma", "coragem", "vigor".

Corpo e Espiríto
Em diferentes culturas, o espírito fazia existir o ser no mundo, e também permitiria perceber o elo entre o corpo e a alma.
Segundo a teoria dualista de Descartes, o corpo e o espírito são duas substâncias que não pode ser modificada, cada um com naturezas diferentes: o espírito pertenceria ao mundo da racionalidade (O que chamamos de espiritualidade), enquanto o corpo às coisas do mundo material, ele acreditava que a função da glândula pineal seria unir a alma/espírito ao corpo.A visão do ser humano era mecanicista. O corpo era tratado como uma máquina de grande complexidade.
Para algumas tradições religiosas, a morte separa o espírito do corpo físico, e a partir daí, o espírito passa a ser somente da esfera espiritual,a morte não encerra a existência de cada ser particular.(o que diz nossa doutrina espirita)

Filosofia
Na visão espiritualista o Espírito é o conjunto das faculdades intelectuais, é  considerado como um princípio ou essência da vida incorpórea.

Psicologia

Em psicologia, o espírito designa a atitude mental dominante de uma pessoa ou de um grupo, que motiva-o a fazer ou a dizer coisas de um determinado modo.

Espiritologia
O espírito é o corpo psíquico, que entra em contato com a quarta dimensão (ou Mundo Astralno espiritismo, mundo espiritual), local onde não existem problemas de espaço (distâncias) ou de tempo, o ser humano pode entrar em contato com outros lugares ou até outras épocas.Alguns pesquisadores, Ex: o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, acreditavam que os problemas do mundo contemporâneo, não eram regidos apenas pelas pessoas fisicamente, mas também psiquicamente, utilizando o mundo astral (espiritualidade) como meio de intervir no Mundo Terrestre.

Espiritos na Bíblia
Na Bíblia, a expressão "espíritos" se refere aos anjos que se rebelaram contra Deus. Na tradição judaico cristã, são chamados de "anjos decaidos" ou "demônios". Eles subordinaram-se à liderança de um anjo denominado por Satanás e Diabo. (Todos os espiritos seriam coisa ruim, e os que eles dizem Santos? Sabemos que isso não é verdade, existem os espiritos inferiores, que ainda não conseguiram alcançar a bondade,que vão evoluir através da reencarnação.)
Segundo a Bíblia, impedidos de se materializar, estes "anjos decaidos" teriam grande força e influência sobre a mente e o modo de viver dos humanos. Teriam capacidade de se incorporar em humanos e em animais e possuí-los (possessão), e também usam coisas inanimadas (assombração), tais como casas ou objetos. (Na doutrina Espirita não existe a possessão, e sim a comunicação-Mediunidade, que através do perespirito do encarnado, e assim, se comunica.)
No Novo Testamento, o uso do termo "demônio", é limitado e específico em comparação com as noções dos antigos filósofos.Originalmente, o termo designava as divindades, que podiam ser boas ou ruins.

Espiritismo
Segundo a Doutrina espírita, o espírito é a individualização do princípio inteligente do Universo. Quando encarnado - ou seja, vestido de um corpo humano - é chamado de alma, nesta situação alma e espírito são as mesmas coisas. A reencarnação, segundo o espiritismo, é o processo de auto-aperfeiçoamento por que passam todos os espíritos..
Também segundo a doutrina espírita, a interação do espírito com o cérebro se dá através do perispírito. Este conecta a vontade que nasce no espírito com o estímulo que direciona o cérebro.

 Fonte: Wikipédia

1 comentários:

Sarah Lia disse...

Posso estar enganda, mas na psicologia ocidental não usamos o termo ou conceito de espírito. Embora a palavra que veio do grego, psique, significa alma, a relação entre a mente e alma não tem sido muito explorada como se fazia na Antiguidade com os filósofos, muito mais sábios e intuitivos que os cientistas atuais...
Gostaria muito que a dominancia fosse outra. Mas nem tudo está perdido, algumas abordagens mais atuais tem admitido o espírito como parte constituinte do sujeito. Hoje mesmo ouvi rumores sobre a Psicologia Indiana que trabalha com espiritualidade etc...

Postar um comentário